STF decide se bancos são obrigados a fornecer dados de clientes aos estados

Falta de mão de obra qualificada afeta 7 em cada 10 construtoras
16 de novembro de 2023
Servidores criticam decisão que dá até 10 dias de folga mensais aos juízes federais
20 de novembro de 2023

STF decide se bancos são obrigados a fornecer dados de clientes aos estados

Fiscos estaduais argumentam que o compartilhamento de dados é necessário para que o estado possa cumprir seu dever de fiscalização e arrecadação

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, na sexta-feira (17), um convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que obriga instituições financeiras a fornecer dados de clientes (pessoas físicas e jurídicas) aos estados no pagamento eletrônico de ICMS (imposto estadual). Para a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que ajuizou a ação, a norma viola a garantia constitucional do sigilo bancário.

“É razoável estabelecer que essa obrigação se impõe a pessoas físicas e jurídicas, mesmo que não inscritas no cadastro de ICMS?”, questionou o advogado da Consif, Fábio Quintas, em manifestação enviada à Corte. “É compatível com a decisão do STF termos uma norma geral e abstrata (…) criando o dever de obrigação de informações sigilosas de todas as transferências, transações financeiras, dos cidadãos brasileiros?”

Os fiscos estaduais argumentam, por sua vez, que o compartilhamento de dados é necessário para que o estado possa cumprir seu dever de fiscalização e arrecadação.

A relatora, Cármen Lúcia, votou para negar a ação do Consif. Para ela, não há quebra de sigilo porque a administração tributária dos estados e do Distrito Federal tem o dever de proteger os dados das pessoas físicas e jurídicas e utilizá-los “de forma exclusiva para o exercício de suas competências fiscais”. Ela foi a única a votar até o momento.

O julgamento é realizado no plenário virtual e vai até a próxima sexta-feira (24).

Fonte: Infomoney

Os comentários estão encerrados.