Servidores do BC param dia 18 e auditores-fiscais da Receita mantém mobilização

Reunião do Santander para assuntos relacionados à saúde dos funcionários
13 de janeiro de 2022
Inflação em alta: IPCA e INPC fecham 2021 acima dos 10%
13 de janeiro de 2022

Servidores do BC param dia 18 e auditores-fiscais da Receita mantém mobilização

Reunião com presidente do BC não trouxe nenhuma proposta concreta, diz presidente de sindicato. Em Foz do Iguaçu, fila virtual ultrapassou 100 caminhões

Após reunião com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (11), o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmou que uma paralisação da classe marcada para a próxima terça-feira (18) está mantida. Segundo os servidores, não houve nenhuma proposta concreta em relação a reajuste salarial.

“A reunião foi amistosa, mas não trouxe nenhuma proposta concreta. Como não houve ainda uma solução, vamos partir para a manifestação no dia 18 com força total”, anunciou o presidente do Sinal, Fábio Faiad.

No último dia 3, os servidores do BC em cargos de chefia começaram a entregar seus cargos. Quase 2 mil servidores já aderiram ao movimento de entrega de postos, dos quais cerca de 500 comissionados. A reunião de hoje só teve “declarações de intenções, (por exemplo) ‘vamos tentar’, ‘vamos conversar’”, acrescentou o dirigente. Depois da mobilização deflagrada pelos funcionários da Receita Federal em dezembro, os servidores do BC desencadearam movimento semelhante.

categoria começou a se mobilizar depois que o Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2022, em 21 de dezembro, com a previsão de R$ 1,74 bilhão para os reajustes salariais de policiais federais, rodoviários federais e agentes do Departamento Penitenciário Nacional – categorias aliadas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Receita

No caso dos funcionários da Receita Federal, que também luta por reajustes salariais, a mobilização prossegue. A fila virtual no Porto Seco, em Foz do Iguaçu (PR) – na fronteira com a Argentina e o Paraguai –, ultrapassou 100 caminhões nesta terça. É a maior Estação Aduaneira do Interior (Eadi) da América Latina. O congestionamento é decorrência dos protestos e entregas de cargos de auditores fiscais da Receita Federal, a partir do movimento iniciado em dezembro.

Os servidores da Receita decidiram fazer uma “operação-padrão”, reduzindo a agilidade dos procedimentos. Também definiram protestar contra a falta de regulação do chamado bônus de eficiência. Ele foi criado via medida provisória em 2016 e convertido em lei em 2017, mas nunca foi regulamentado.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), no início da tarde havia cerca de 800 caminhões no pátio do Porto Seco, o que representa 80% da capacidade total do local. No período da manhã desta terça-feira, entre 7h e 11h30, cerca de 95 caminhões de exportação deixaram o Porto Seco com cargas já desembaraçadas, mas apenas 15 cruzaram a fronteira no período.

Em nota à imprensa, o Sindifisco informou que as repercussões da paralisação dos auditores fiscais nas aduanas se intensificaram, já que na quarta-feira passada (5) havia cerca de 450 caminhões no Porto Seco (45% da capacidade) e a fila virtual de exportação estava praticamente zerada. O protesto dos auditores deve continuar. O governo Bolsonaro ignora as reivindicações dos servidores da Receita e de outras carreiras.

Em São Paulo, em nota à imprensa, os representantes sindicais dos auditores fiscais da Receita Federal disseram que os delegados da 8ª RF, do estado de SP, irão publicar as exonerações dos chefes vinculados às suas respectivas unidades.

A estimativa, segundo anota, é de que sejam publicadas cerca de 80 exonerações dessa Região Fiscal nesta quinta-feira.

Segundo Paulo Oshiro, presidente do Sindifisco DS de São Paulo, entraram forte no movimento as unidades aduaneiras de Santos, Cumbica e Viracopos, e também DEOPE e DEINF com suas respectivas repercussões na fiscalização dos maiores contribuintes do país e das instituições financeiras.

Fonte : UOL

Os comentários estão encerrados.