SEM CONSULTAR TRABALHADORES, SANTANDER MUDA HORÁRIO DE ATENDIMENTO

INSS ALERTOU GOVERNO EM JULHO SOBRE NECESSIDADE DE MAIS 13,5 MIL SERVIDORES
22 de janeiro de 2020
Banrisul anuncia fechamento de agências no RS
23 de janeiro de 2020

SEM CONSULTAR TRABALHADORES, SANTANDER MUDA HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEM CONSULTAR TRABALHADORES, SANTANDER MUDA HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Atendimento gerencial teve horário alterado sem debate com o movimento sindical ou com os bancários, contrariando compromisso assinado pelo banco (William De Lucca)

A gestão do Santander no Brasil vem desrespeitando os trabalhadores. Desta vez, o horário do atendimento gerencial foi alterado sem consultar os bancários ou o Sindicato, sem processo de negociação ou diálogo.

A mudança veio através de um comunicado, mantendo o horário de atendimento dos caixas entre 10h e 16h, mas aumentando o tempo de atendimento gerencial, que passa a ser entre 9h30 e 16h30 nas agências padrão, das 9h às 17h nas agências Select e pontos de atendimento (PAs). Isso contraria o compromisso assinado pelo Santander de debater alterações deste tipo com a representação dos trabalhadores, o que não aconteceu.

“Fomos novamente supreendidos por mudanças através de um comunicado institucional, sem qualquer diálogo com os trabalhadores, que deveria ser mediado pela representação sindical”, alertou a dirigente sindical e funcionária do Santander, Lucimara Malaquias.

A dirigente lembra que a norma do Banco Central estabelece horário mínimo de atendimento ao cliente de 5 horas, mas não estabelece horário máximo, bem como o artigo 224 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a CCT dos bancários especificam a jornada dos bancários.

“A mudança trará alterações significativas na rotina dos trabalhadores e isso deveria ter sido discutido anteriormente. O problema não é apenas a mudança em si, mas o método como ela é feita, configurando prática antissindical e um desrespeito para com os bancários”, acrescenta Lucimara.

Alterações
Lucimara orienta que os trabalhadores entrem em contato com o Sindicato para notificar alterações no fluxo de trabalho para que a entidade possa abrir processos de negociação com o Santander quanto as mudanças.

Fonte  = Seeb SP

Os comentários estão encerrados.