Riscos para a estabilidade financeira global continuam aumentando, alerta FMI

Agentes do mercado vão controlar Banco do Brasil
10 de abril de 2019
Governo quer antecipar votação do parecer da Previdência para próxima terça-feira
11 de abril de 2019

Riscos para a estabilidade financeira global continuam aumentando, alerta FMI

Entidade reduziu suas expectativas de crescimento global para o menor nível desde 2016, o terceiro recuo desde outubro

Os riscos para o sistema financeiro global cresceram nos últimos seis meses e podem aumentar com uma separação britânica caótica da União Europeia ou uma escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos China, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quarta-feira (10/4).

O FMI, cujas reuniões da primavera com o Banco Mundial começam em Washington nesta semana, observou que uma expansão econômica global está desacelerando e que um declínio abrupto pode ter impacto abrangente. O Fundo ainda desaconselhou a revogação de regulamentos preventivos que podem ajudar a blindar o sistema financeiro no caso de uma contração.

“Existe o risco de o sentimento positivo do investidor se deteriorar abruptamente, levando a um aperto agudo das condições financeiras”, disse o FMI, em seu Relatório de Estabilidade Financeira Global. “Isto terá um efeito maior em economias com fundamentos mais fracos, maiores vulnerabilidades financeiras e menos espaço para reagir a choques”.

Na terça-feira (9/4), a entidade reduziu suas expectativas de crescimento global para o menor nível desde 2016, o terceiro recuo desde outubro. No relatório desta quarta-feira (10/4), alertou que uma desaceleração mais aguda do que o esperado poderia provocar condições financeiras mais apertadas.

No mesmo documento, o FMI exortou as autoridades a comunicarem claramente qualquer mudança em suas postura de política monetária para minimizar as oscilações no mercado.

Observando que o sentimento do investidor melhorou desde que o Federal Reserve interrompeu seu ciclo de aumento de juros, alertou que uma guinada brusca nas diretrizes do banco central norte-americano poderia desencadear uma liquidação de ativos mais arriscados.

O fundo também ecoou preocupações mencionadas por autoridades dos EUA com os níveis crescentes das dívidas corporativas, ressaltando que os riscos para o setor corporativo parecem elevados em cerca de 70% dos países sistemicamente importantes.

Um aperto rápido das condições financeiras poderia provocar uma contração econômica acentuada, já que a credibilidade no mercado de dívidas corporativas se deteriorou.

“O ciclo de crédito corporativo dos EUA parece estar em seu ponto mais elevado na história recente”, disse o FMI, acrescentando que o crescimento global das rendas “provavelmente atingiu um pico”.

Fonte – Época Negócios

Os comentários estão encerrados.