Real digital é a tokenização dos bancos, diz Campos Neto

Quatro bancos franceses são acusados de financiar desmatamento da Amazônia e do Cerrado
30 de novembro de 2022
Criminosos armados roubam banco e fazem reféns na cidade de Sítio Novo
30 de novembro de 2022

Real digital é a tokenização dos bancos, diz Campos Neto

Presidente do Banco Central do Brasil declarou que nova moeda favorece o sistema bancário do país.

O Real digital é o projeto para tokenização dos bancos no Brasil, disse em evento o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em sua explicação, ele deixou claro que não pretende empurrar sistemas digitais para fora as instituições bancárias.

No Brasil, o setor é extremamente regulado, com bancos indicando que não querem ficar de fora das inovações.

Assim, muitos bancos já chegaram ao mercado de criptomoedas como, por exemplo, o BTG Pactual, que hoje vende bitcoin para seus clientes. Além disso, bancos como Itaú estudam formas de tokenização e pode iniciar a venda de moedas digitais também.

Com um cenário cada vez mais ligado a inovações financeiras descentralizadas, o Bacen corre para não perder o controle da moeda no país.

“Real digital é a forma de tokenização dos bancos”, diz Campos Neto

O projeto Real digital, a CBDC brasileira, pretende tornar a moeda nacional em uma versão para internet.

Isso porque, o crescimento das criptomoedas como pagamentos é uma realidade que ameaça a soberania de moedas de países subdesenvolvidos como o Brasil, que vivem alta inflação nos últimos anos.

Contudo, para Roberto Campos Neto, o Real digital chega para tokenizar os bancos e levá-los para um ambiente digital de DeFi. A programabilidade da moeda nacional deve fazer frente ao crescimento das criptomoedas, sendo assim, o projeto é uma das prioridades na agenda de desenvolvimento da autarquia.

Em um evento na Febraban na última semana, com participação de Fernando Haddad também, Campos Neto disse que a CBDC serve para tokenizar os bancos, enquanto o PIX seguirá crescendo ao lado do Open Finance.

Campos Neto disse que são quatro blocos fundamentais para o desenvolvimento da agenda digital do Banco Central do Brasil e Real digital
Campos Neto disse que são quatro blocos fundamentais para o desenvolvimento da agenda digital do Banco Central do Brasil. Reprodução.

Tecnologia veio para ajudar em pagamentos transfronteiriços

Além de tokenizar os bancos brasileiros, o presidente do Banco Central espera que a CBDC seja uma porta de entrada e saída no câmbio.

Assim, quando brasileiros quiserem enviar ou receber valores para outros países, a moeda digital deve ser uma solução rápida e barata. Hoje, as criptomoedas são a melhor forma para se enviar dinheiro entre países, com transações rápidas e baratas ocorrendo normalmente.

O objetivo de Campos Neto na agenda do Bacen é criar um ambiente de completa digitalização da intermediação financeira. Neste ponto, a tokenização de ativos financeiros e contratos é um dos pontos mais importantes.

A CBDC será um token emitido pelo banco em cima dos depósitos recebidos. Na apresentação de Campos Neto, ele disse entender que vários bancos centrais estão empurrando o desenvolvimento de moedas digitais dos bancos, entendendo como uma prática equivocada.

Fonte: Livecoins

Os comentários estão encerrados.