Proposta do governo veta segundo mandato para diretores do BC 

Projeto de lei em tramitação no Senado libera FGTS a quem se demite
12 de abril de 2018
Itaú Unibanco cria conselho estratégico em aposta na América Latina
13 de abril de 2018

Proposta do governo veta segundo mandato para diretores do BC 

O projeto do governo sobre autonomia do Banco Central, que está sendo formulado pela Casa Civil e pela autoridade monetária, prevê mandatos fixos para os diretores do BC, sem recondução. A primeira diretoria com mandato fixo começaria os trabalhos em 2020.

Na primeira formação os diretores terão mandatos com prazos diferentes. Alguns permaneceriam na função por prazo de 7 ou 8 anos, enquanto outros ficariam por 5 ou 4 anos. Todos os diretores seguintes teriam mandato de 4 anos.

A proposta, que está sendo aperfeiçoada, segue o padrão de outros países, onde diretores de bancos centrais possuem mandatos não coincidentes. Na prática, isso permite a continuidade dos trabalhos, já que os diretores não são substituídos de uma só vez, além de favorecer maior autonomia em relação aos governos, com o descasamento de mandatos.

No projeto que está na Câmara e conta com o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o mandato dos diretores também é fixo, mas permite-se a recondução.

O governo mantém mandato único para o BC em sua proposta, como a que está na Câmara: a busca da meta de inflação.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), vinha defendendo uma meta adicional para o BC, ligada à atividade econômica. Na terça-feira, 10, ele afirmou que “meta para o PIB” não vai ter, mas disse que o governo estuda um “referencial de nível de emprego”.

A reportagem apurou que o BC mantém-se contrário ao mandato duplo. A visão é de que, ao perseguir o controle da inflação, o BC já contribui para o crescimento econômico (PIB) e a geração de empregos.

Tramitação

O cenário para a tramitação das propostas de autonomia do BC ainda não está claro. Uma das possibilidades é que, após apresentação do projeto do governo, ele tramite em conjunto com a proposta que está na Câmara.

Um seria apensado ao outro e o relator da matéria na Casa, deputado Celso Maldaner (MDB-SC), seria responsável pela síntese. No entanto, não está descartada a possibilidade de apenas um dos dois projetos avançar, individualmente.

Apesar do risco de a votação no Congresso ficar mais difícil, em função do ano eleitoral, que limita o período de trabalho dos parlamentares, interlocutores acreditam que Maia encaminhará o texto para votação, por estar comprometido com o projeto. As informações são do jornal

Fonte –  O Estado de S. Paulo.

Os comentários estão encerrados.