Pix terá mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha

Bancário demitido por e-mail pelo Bradesco é reintegrado ao cargo
11 de junho de 2021
Sem previsão para volta ao trabalho presencial
11 de junho de 2021

Pix terá mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira que o Pix terá um mecanismo de devolução de valores transacionados para ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. A ferramenta entra em operação no dia 16 de novembro deste ano.

O Pix já tem um mecanismo de devolução, mas funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro na transação e devolve os valores.

No mecanismo anunciado nesta terça-feira, quem faz essa devolução é a instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.

A nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações
De acordo com o BC, o novo mecanismo melhora o processo. Atualmente, as insituições tem uma operação mais longa nesses casos, já que precisam se comunicar, verificar os problemas e operacionalizar a devolução.

“O estabelecimento do mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade dos usuários reaverem os valores nos casos de fraude”.

Fonte: Globo

 

Os comentários estão encerrados.