Pix: nova fase do sistema pode afetar o uso dos cartões dos bancos

Caixa é o principal alvo de reclamações entre os 5 maiores bancos
26 de julho de 2021
Open Banking: Quais os maiores riscos de segurança do novo sistema?
26 de julho de 2021

Pix: nova fase do sistema pode afetar o uso dos cartões dos bancos

Segundo o Banco Central, o Pix alcançou 649 milhões de transações em maio.

Na última quinta-feira (22), o Banco Central (BC) anunciou uma resolução para melhorar o uso do sistema de pagamentos instantâneo. O chamado Pix caiu na graça dos brasileiros. A partir das alterações, é possível realizar transferências através de app de mensagens e redes sociais, além de pagar as compras feitas pela internet.

Pix: nova fase do sistema pode afetar o uso dos cartões dos bancos

Para aprimorar o Pix, uma resolução do BC regulamenta as regras para as instituições financeiras que participam do Open Banking. Ou seja, apenas esses bancos podem ofertar os novos serviços. De acordo com a Ágora Investimentos, a alteração vai facilitar as operações de pagamento do Pix. Dessa forma, deve aumentar o seu uso nas lojas.

Segundo os analistas Gustavo Schroden e Maria Clara Negrão, “Acreditamos que isso pode ser um movimento para começar a afetar as transações com cartões e está em linha com nossa ideia de que os bancos deveriam ter tarifas pressionadas em linhas específicas”.

Além disso, os analistas citam que o desenvolvimento e as atualizações do Pix são positivos. Paralelo a isso, o BC pode modernizar o sistema de pagamentos brasileiro, de forma mais segura e ágil. De acordo com Schroden e Negrão, “No entanto, ainda observamos que Pix pode continuar a pressionar as receitas de tarifas dos bancos, especialmente relacionadas aos serviços de conta corrente”.

Por fim, conforme os dados do Banco Central, o sistema Pix alcançou cerca de 649 milhões de transações em maio. Esse número contrasta contra os 342 milhões de faturas, e outros 126 milhões de transferências tradicionais (TED/DOC), além de outros 18 milhões de saques. Diante disso, o Pix promete mexer ainda mais com os sistemas tradicionais de pagamento.

Fonte: Seu crédito digital

Os comentários estão encerrados.