Secretário de Saúde compromete-se com a Federação dos Bancários de Santa Catarina em levar adiante a solicitação para a vacinação dos trabalhadores

SANTANDER ESTENDE HORÁRIO DE ATENDIMENTO GERENCIAL ATÉ ÀS 16H
22 de junho de 2021
Trabalhadores têm direito a abono para vacinação
23 de junho de 2021

Secretário de Saúde compromete-se com a Federação dos Bancários de Santa Catarina em levar adiante a solicitação para a vacinação dos trabalhadores

O presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Armando Machado Filho,  esteve reunido nesta terça-feira ( 22) com o Secretário de Saúde André Motta Ribeiro e com o Deputado Estadual Volnei Weber.

A pauta que recebeu o apoio do Deputado Estadual ,  trouxe a discussão acerca da inclusão da categoria bancária no cronograma de vacinação contra a Covid-19,  uma reivindicação antiga junto ao poder público.

O presidente da Federação,  ressaltou   durante o encontro, que o objetivo é proporcionar a segurança e a  saúde dos profissionais e também assegurar aos usuários bancários e população catarinense, a manutenção das atividades bancárias. ¨Os bancários cumprem um papel social de extrema importância , estão desde o início da pandemia expostos a contaminação, e precisam continuar desempenhando as suas atividades  com segurança. A situação da pandemia é muito preocupante, com crescimento no número de contaminados e mortos, precisamos acelerar a vacinação¨, afirmou Armando.

O Deputado Estadual Volnei Weber reforçou   junto a   secretaria de saúde, o apoio à categoria para a inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação. Para o Parlamentar, os bancários precisam ser imunizados pois   estão na linha de frente atendendo a população e foram classificados como trabalhadores de serviço essencial em todos os decretos emitidos pelo governo.

O Secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, informou que amanhã (23) se reunirá com o CONASS ( Conselho Nacional de Secretários de Saúde ) e se  comprometeu em levar adiante a reinvindicação e a  discussão sobre o tema  . O Secretário manifestou que esta decisão só poderá ser tomada por órgão colegiado, com concordância de todos os secretários de saúde de todos os estados , e com a autorização do Ministério da Saúde.  Na ocasião,  a Federação dos Bancários entregou ofício reforçando a solicitação.

“Vamos seguir trabalhando para garantir a vacina para todos os trabalhadores das agências bancárias, acredito que esta reunião na secretaria de saúde terá bons resultados. Saímos de lá esperançosos”, concluiu o presidente da Federação, Armando Machado Filho.

 

 

Segue ofício entregue ao Secretário de Saúde:

 

Florianópolis, 22 de junho de 2021.

 

Excelentíssimo Senhor

ANDRÉ MOTTA RIBEIRO

Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina

Rod. SC 401 – km.5, nº 4.600 – Florianópolis

CEP: 88032-900

 

Assunto: Vacinação contra COVID – 19

 

Prezado Secretário,

A par de cumprimentá-lo cordialmente, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina, serve-se do presente, para informar que a perspectiva de vacinação deu um alento extra aos profissionais do setor bancário que vêm se dedicando de maneira incansável durante a pandemia da covid-19 em ambientes com os maiores riscos de contaminação. Porém, a morosidade na vacinação e a exclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização tem colocado os trabalhadores expostos diariamente a Covid-19.

A interação dos bancários com os usuários e população em geral, proporciona a contaminação tanto de quem exerce o papel profissional quanto da pessoa atendida e dos seus acompanhantes/responsáveis.

O Brasil registrou entre os meses de janeiro e março deste ano, 152 mortes de bancários em decorrência da Covid-19. O número revela, portanto, que o país tem em média 50 mortos dessa categoria por mês. É um aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reconhecendo a importância da imunização dos bancários, que atuam ininterruptamente na linha de frente desde o início da pandemia, mais de 50 municípios em 9 estados em todo o país, já incluíram os trabalhadores desta categoria no grupo prioritário para a vacinação.

O projeto de lei que inclui os bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI), aprovado pela Câmara dos Deputados , aguarda a aprovação pelo Senado Federal, porém , a vacinação dos bancários pede urgência , visto que a categoria profissional que compõe este grupo  foi inserida nos grupos prioritários  para o atendimento presencial da população no sistema financeiro, além de ser responsável pela prestação de serviço à classe beneficiária do chamado auxílio emergencial, pago pelo governo federal.

Desta forma, esta entidade reitera a solicitação para a   inclusão dos bancários do estado de Santa Catarina, entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, com a intenção de preservar a vida, a saúde e a segurança do trabalho de excelência prestado pela categoria.

Agradecendo antecipadamente à atenção dispensada e renovamos nossos protestos de estima e consideração.

 

Atenciosamente,

Armando Machado Filho

Presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina. FEEBSC

 

 

FEEB-SC

 

Os comentários estão encerrados.