Governo avalia sistema de pontos para transição na reforma da Previdência

Atividade econômica cresce 1,38% em 11 meses de 2018
17 de janeiro de 2019
Pagamento do PIS para nascidos em janeiro e fevereiro começa hoje
17 de janeiro de 2019

Governo avalia sistema de pontos para transição na reforma da Previdência

Brasília (DF), 25/11/2016 - INSS - Previdência Social - Aposentadoria - Foto, Michael Melo/Metrópoles

Modelo funcionaria como a atual regra 85/95, que se baseia na soma da idade aos anos de contribuição

De acordo com informações do jornal “Folha de S. Paulo”, que noticiou nesta quarta-feira que o sistema estava em estudo, a fórmula seria uma alternativa ao pedágio de 20% a 30% que teria que ser cumprido por quem está mais perto de se aposentar. Homens precisariam somar 110 pontos e mulheres, de 106 a 108 pontos, para dar entrada no benefício.

Para a transição, haveria um bônus de dez pontos e uma espécie de desconto em relação ao total de pontos exigidos. Assim, um homem de 56 anos de idade e 33 de contribuição somaria 89 pontos. Com um bônus de dez pontos, alcançaria 99. Ou seja, lhe faltariam 11 pontos para alcançar os 110 da regra. Para se aposentar, precisaria trabalhar a metade dessa diferença, ou seja, 5,5 anos.

De acordo com fontes ouvidas nos últimos dias, a equipe ainda não definiu que proposta será capitaneada pelo governo. Os técnicos afirmam que o time está na fase de “fazer contas”, para definir quais medidas têm mais potencial de economia aos cofres públicos. A viabilidade política de aprovação do texto também entra no cálculo.

Fonte – O Globo

Os comentários estão encerrados.