COE Itaú/Contec e representantes do banco se reuniram para tratar sobre o retorno ao trabalho presencial

COE Itaú/Contec e representantes do banco se reuniram para tratar sobre o retorno ao trabalho presencial
22 de setembro de 2021
Dúvidas sobre o valor da PLR? Entenda o que você recebeu
23 de setembro de 2021

COE Itaú/Contec e representantes do banco se reuniram para tratar sobre o retorno ao trabalho presencial

 

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú/Unibanco da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito) reuniu-se com a direção do Itaú para negociar o retorno presencial ao trabalho, o qual se deu início no dia 20 de setembro de forma voluntária, dos bancários do grupo de risco, que contemplam 1360 funcionários de agências com ciclo vacinal completo e com período superior a 14 dias contados da última dose, com exceção das gestantes.
A reunião foi conduzida pelo representante da COE/Contec e diretor da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Eduardo Israel. Também participaram da reunião, o presidente da Contec, Lourenço Prado, o presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Armando Machado Filho, os representantes do Itaú/Unibanco e demais representantes da COE.
Os representantes do banco informaram durante a reunião, que o retorno presencial dos funcionários às agências se deu início esta semana e que na data de 04 de outubro, os funcionários que já estiverem tomado a segunda dose da vacina e respeitado os 14 dias após a última dose, retornarão ao trabalho presencial, exceto as grávidas que estão garantidas por uma lei que proíbe o trabalho presencial das mesmas.
Na reunião, realizada na manhã desta quarta-feira 22, a COE, que representa os trabalhadores nas negociações frente ao Itaú, alertou os representantes do banco sobre o assédio praticado por gestores, cobrando para que os empregados voltem ao trabalho e da importância com os protocolos de higiene contra à Covid-19 nas agências.
O Sindicato cobra negociação com o banco para garantir o retorno ao trabalho presencial de forma segura pois as vacinas não são 100% eficazes e existem muitos casos de contaminação da Covid-19 em pessoas que já haviam tomado as duas doses da vacina com casos de óbitos inclusive. Na ocasião, foi mencionado  sobre a preocupação com relação as novas variantes que estão surgindo.
¨ O avanço da variante Delta do coronavírus, ainda mais transmissível, coloca em risco a vida dos trabalhadores e demonstra que infelizmente a pandemia está longe do fim e que temos que manter todos os cuidados necessários. Vamos acompanhar o retorno desses trabalhadores e os protocolos que serão aplicados ¨, ressaltou Eduardo Israel, representante da COE.
O banco informou que encaminhou o comunicado institucional sobre o retorno ao trabalho com as devidas orientações, para que não haja excessos por parte dos gestores.
O banco reforça que os gestores não têm autorização para solicitar ou pressionar os trabalhadores a retornarem ao trabalho.
¨A Federação dos Bancários de Santa Catarina e seus sindicatos filiados estão monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários, caso os trabalhadores se sentirem pressionados ou ameaçados, devem procurar a sua entidade sindical para as providências cabíveis. Nesse momento, a saúde dos trabalhadores é a prioridade e ficaremos alerta¨, finaliza Armando, presidente da FEEB/SC.

Assessoria de comunicação FEEB/SC

Os comentários estão encerrados.