Celular roubado: saiba como rastrear iPhone e Android pelo computador ou por outro dispositivo

300 milhões de empregos podem ser afetados pela Inteligência Artificial, diz Goldman Sachs
30 de março de 2023
Inteligência Artificial pode ser risco à humanidade. Carta pede pausa nos experimentos
31 de março de 2023

Celular roubado: saiba como rastrear iPhone e Android pelo computador ou por outro dispositivo

Serviços de rastreamento da Apple e do Google ainda podem localizar outros dispositivos, como relógios, tablets e fones de ouvido perdidos

Se você teve seu celular roubado ou furtado, saiba que é possível rastreá-lo através de um computador ou usando um smartphone de um amigo ou parente.

Utilize a ferramenta do iPhone para ajudá-lo a buscar o dispositivo. Além da Apple, o Android também permite fazer isso. Veja como:

iPhone

O serviço de localização da Apple pode ser usado no serviço “Buscar”, também conhecido como “Find My”. Ele pode ser acessado pelo navegador em iCloud.com/find ou em outros iPhones, iPads e Macs.

No serviço, é possível localizar todos os dispositivos da marca salvos na sua conta, incluindo endereço exato onde eles estão, itinerário, nível de bateria e até emitir um alerta sonoro para encontrá-los. Veja o passo a passo para usar o “Buscar”:

No navegador (computador ou celular de um amigo/parente)

  1. Acesse iCloud.com/find e insira seu e-mail e senha (Apple ID);
  2. No topo da tela, clique em “Todos os dispositivos“;
  3. Escolha o dispositivo e visualize a localização do item.

No iPhone

  1. Abra o aplicativo “Buscar“;
  2. Vá em “Dispositivos“;
  3. E escolha o aparelho que deseja localizar.

Se o aparelho estiver desligado, o Find My exibirá a localização dele nas últimas 24 horas. A Apple dá a opção de ativar a notificação assim que ele for encontrado (ou reativado quando voltar a ter a bateria carregada).”Buscar”, da Apple, está disponível para Macs, iPhones e iPads — Foto: Reprodução/Apple

Android

É possível localizar um celular Android pelo navegador no site google.com/android/find. Assim como na Apple, você também pode instalar o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” para Android.

Além dos smartphones que rodam Android, o serviço do Google pode localizar relógios inteligentes, fones de ouvidos e tablets, desde que eles sejam compatíveis. Veja como usar:

No navegador

  1. Acesse google.com/android/find;
  2. Faça login com a sua conta do Google;
  3. Selecione o aparelho a ser localizado;
  4. Visualize no mapa o local onde ele está.

No Android

  1. Abra o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo“;
  2. Escolha o dispositivo que deseja localizar;
  3. Você pode visualizar a localização, a quantidade de bateria e emitir som para encontrá-lo.

Como notificar quem encontrou celular?

Leia as explicações do G1 se você teve o dispositivo roubado, furtado ou perdido, os serviços da Apple e do Google também podem ser usados para se comunicar a pessoa que encontrou seu celular.

Para o iPhone, ative o “modo perdido” no site do iCloud ou no “Buscar”. A funcionalidade permite deixar uma mensagem para que a pessoa que localizar o aparelho possa entrar em contato com você.

No Android, dentro do “Encontre o meu Dispositivo”, escolha a opção “Proteger dispositivo”. Na próxima tela, adicione uma mensagem para a pessoa que encontrar o aparelho entrar em contato com você. Depois isso, o seu Android ficará bloqueado.

Cuidado com falsos contatos

Há casos em que, quando o aparelho é colocado no modo perdido, os criminosos podem entrar em contato com a vítima ou familiares solicitando login e senha de sua conta no Google ou na Apple.

Geralmente, essas abordagens acontecem por SMS, com links maliciosos que pedem dados sensíveis para desbloquear o aparelho.

Jamais clique nesses links e sempre opte por usar as ferramentas nativas de localização fornecidas pelas empresas do telefone.

 

Fonte: G1

Os comentários estão encerrados.