Caixa 160 anos: comemoração e protesto

Governo Federal pretende antecipar 13º salário do INSS e abono
13 de janeiro de 2021
Demissão de trabalhadores que estavam no regime do ‘BEM’ pode acarretar indenização e reintegração
13 de janeiro de 2021

Caixa 160 anos: comemoração e protesto

A autorização do Banco Central para abertura do banco digital fez parte das críticas do presidente da Fenae à direção do banco. “Representa mais um duro ataque à população e à sobrevivência da Caixa

O aniversário de 160 anos da Caixa acontece em meio a um período de grande desafio para o país, quando o banco público e seus empregados foram imprescindíveis para ajudar a população a enfrentar a maior crise sanitária do último século. Para comemorar e, ao mesmo tempo, protestar e denunciar melhores condições de trabalho, a Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sindicato dos Bancários de Brasília e movimentos sindicais fizeram um ato em frente ao edifício-sede da Matriz I da Caixa nesta terça-feira (12).

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participou do ato em frente à Matriz I. Ele falou um pouco sobre os 160 anos de história da Caixa. “A Caixa já foi criada, há 160 anos, com a missão de proporcionar a realização dos sonhos das pessoas. Foi onde as pessoas escravizadas depositavam suas economias para que um dia pudessem ser livres. Desde aquele tempo, a Caixa vem cumprindo a sua missão social. É na Caixa onde as pessoas realizam o sonho de comprar sua casa própria, de cursar uma faculdade e ter a esperança de um futuro melhor. É a Caixa o banco de todos os brasileiros”, disse Takemoto durante a comemoração.

A atividade também serviu como protesto contra a autorização do Banco Central para a criação do banco digital. “Nós esperávamos receber de presente do governo mais respeito, o anúncio de mais contratações ou melhores condições de trabalho.  Mas, infelizmente, o que recebemos de presente foi a autorização do Banco Central para abertura do banco digital – o que representa mais um duro ataque à população e à sobrevivência da Caixa”.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais, enfatizou o papel social da Caixa. “Estamos aqui para defender esta empresa que é diferenciada e que cumpre o papel extremamente importante para o país. Precisamos de empresas públicas como a Caixa, com a solidez, a dimensão e a capacidade de articulação dos seus funcionários para dar resposta a este momento tão crítico no Brasil. A importância da Caixa para a transformação do país”.

Fonte: Fenae

Os comentários estão encerrados.