BC estuda um novo formato para a fatura de cartão de crédito

MPT-PR e sindicatos lançam Fórum em Defesa da Liberdade Sindical
13 de março de 2018
Bradesco estuda fechar até 200 agências este ano, diz presidente
14 de março de 2018

BC estuda um novo formato para a fatura de cartão de crédito

O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central (BC), Isaac Sidney Ferreira, detalha que técnicos da autoridade monetária estudam uma maneira de simplificar a fatura de cartão de crédito. “Precisamos de uma fatura mais simples, hoje ela possui muitos números”, detalhou durante o 12º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP).

Ferreira explica que atualmente não existe um padrão para as faturas e o novo formato auxiliará o cidadão a tomar melhores decisões e entender a sua vida financeira. Ainda não está definido como esse processo ocorrerá e se será necessário a publicação de uma resolução do BC para definir as regras para o tema.

Questionado pelo Blog sobre ot ema, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Chacon, diz não acreditar em padronização da fatura. Conforme ele, existem conversas sobre o tema com diversos órgãos de defesa do consumidor e com a própria autoridade monetária sobre o tema.

Entretanto, Chacon defende uma liberdade de atuação das empresas ao invés da definição de um padrão pelo regulador. Ele relembra que 80% das informações existentes nas faturas estão presentes no documento por força de leis federais e estaduais. “O campo livre chega a apenas 20%”, afirma.

O presidente da Abecs ainda ressalta que a fatura do cartão é mais uma das jabuticabas brasileiras porque em outros países consta apenas o valor total e mínimo para pagamento. “Aqui as faturas possuem o valor do rotativo, do parcelamento anterior. A quantidade de informação é enorme. Da para simplificar por meio de conceitos de design de serviços vamos tentar, de certa forma, criar uma padronização”, afirma.

Fonte – Correio Braziliense/https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/

Os comentários estão encerrados.