Bancos voltam a oferecer consignado do INSS após governo recuar e elevar taxa; veja quais

Rotatividade e discriminação no setor bancário
30 de março de 2023
Atenção! Obrigação de marcar perícia no INSS é do banco, não do bancário
30 de março de 2023

Bancos voltam a oferecer consignado do INSS após governo recuar e elevar taxa; veja quais

BB, Bradesco, Caixa, Santander, Pan e PagBank disseram que já retomaram os empréstimos (ou vão retomar em breve); Itaú disse que ainda avalia a questão

O Banco do Brasil (BBAS3), o Bradesco (BBDC4) e o Santander (SANB11) já voltaram a oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), horas após o governo federal recuar e elevar o teto dos juros da modalidade de crédito.

A Caixa Econômica Federal confirmou que vai retomar a linha de financiamento, assim como o Itaú Unibanco (ITUB4) e o banco Pan (BPAN4) — que é controlado pelo BTG Pactual (BPAC11) e é um dos principais players do mercado de consignado.

A Caixa disse que espera apenas “a publicação da Instrução Normativa do INSS” para voltar o oferecer o empréstimo; o Itaú, a atualização do sistema da Dataprev. Já o Pan tem previsão de retomar o produto a partir de amanhã, quinta-feira (30).

O PagBank/PagSeguro (PAGS34) disse que não está mais oferecendo o consignado do INSS pelo canal de correspondentes bancários, mas que é possível contrair o empréstimo diretamente pelo aplicativo do banco.

As instituições financeiras haviam suspendido a linha de crédito após o governo federal reduzir o teto dos juros do consignado do INSS (de 2,14% para 1,70% ao mês) e do cartão de crédito consignado do INSS (de 3,06% para 2,62%), no dia 13.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alegava que o limite de 1,70% ao mês não seria suficiente para cobrir todos os custos envolvidos e poderia levar a uma redução na oferta de crédito — o que de fato ocorreu .

Mas o governo Lula recuou da decisão e amentou o teto do consignado do INSS (para 1,97% ao mês) e do cartão de crédito consignado (para 2,89%) na terça-feira (28). A medida foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), após negociação com bancos e dentro do próprio governo.

 

Fonte: Infomoney

 

Os comentários estão encerrados.