Banco do Brasil lidera ranking de reclamações do BC no 4º trimestre de 2018

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Banco do Brasil lidera ranking de reclamações do BC no 4º trimestre de 2018

O Banco do Brasil foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no quarto trimestre de 2018, informou nesta terça-feira (15) o Banco Central. A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

O tipo de queixa mais comum no quarto trimestre de 2018 foi a “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”, seguida por “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”.

A instituição pública já havia encabeçado o ranking de reclamações do Banco Central no terceiro trimestre do ano passado.

Neste último levantamento, Santander e Bradesco ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições dos bancos com mais reclamações no quarto trimestre.

G1 entrou em contato com os três bancos, mas até a última atualização desta reportagem ainda aguardava a resposta do Banco do Brasil e do Bradesco.

Em nota, o Santander informou que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores”.

A instituição financeira ressaltou ainda que permanece com total empenho para prestar o melhor atendimento aos clientes e ressalta que disponibiliza outros canais de relacionamento e atendimento, além das agências, como a Central de Atendimento Santander, SAC, Ouvidoria, o Internet Banking, APP Santander e APP Way.

Reclamações

O Banco Central considerou procedente 1.585 reclamações de clientes registradas contra o Banco do Brasil no quatro trimestre. A instituição pública tem mais de 63 milhões de clientes.

Com 42,9 milhões de clientes, o Santander teve 1.033 reclamações aceitas pelo Banco Central.

Já o Bradesco, que tem mais de 96 milhões de clientes, sofreu 2.262 reclamações consideradas procedentes pela autoridade monetária.

Para obter o índice e fazer o ranking, o Banco Central divide o número de reclamações pelo de clientes da instituição e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

Fonte: G1

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