60% dos brasileiros que poupam dinheiro preferem a poupança

Burocracia na hora do reembolso desestimula beneficiários de planos de saúde a procurarem atendimento em médicos particulares
17 de janeiro de 2019
BNDES publica lista de 50 maiores tomadores de empréstimo; Petrobras lidera
18 de janeiro de 2019

60% dos brasileiros que poupam dinheiro preferem a poupança

O poupador brasileiro é conservador e pouco afeito a diversificar suas escolhas de investimento – é o que revela o Indicador de Reserva Financeira, pesquisado pela CNDL e pelo SPC.

O levantamento mostra que 60% dos brasileiros que costumam guardar dinheiro aplicam esses recursos na caderneta de poupança. Outros 24% de entrevistados disseram manter o dinheiro na própria casa, enquanto 22% optaram pela conta corrente.

Em resumo, juntar dinheiro em casa não é seguro e não rende. Deixar na conta corrente é até válido, do ponto de vista da segurança, mas não rende absolutamente nada. E a poupança é um dos investimentos menos rentáveis do país.

Há apenas uma pequena parcela dos brasileiros que investem em modalidades menos tradicionais e mais rentáveis:

– fundos de investimentos (6%)
– previdência privada (6%)
– tesouro direto (6%)
– bolsa de valores (4%)
– CDBs (3%)

Questionados sobre a razão de terem escolhido a poupança, conta corrente ou a própria casa para guardar o dinheiro que sobrou do orçamento, 30% dos entrevistados alegaram desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades.

Já 29% disseram preferir meios em que seja fácil sacar o dinheiro para casos de necessidade, enquanto 24% afirmaram possuir pouco dinheiro para aplicar em outros tipos de investimentos. Há ainda 19% de poupadores que acreditam ter escolhido os meios mais seguros para guardar seus recursos.

Fonte – CidadeVerde.com

Os comentários estão encerrados.