40% dos que usam cheque especial fazem isso todo mês, diz pesquisa

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado
11 de setembro de 2019
Nova CPMF? Por que plano de imposto sobre transações financeiras é polêmico
11 de setembro de 2019

40% dos que usam cheque especial fazem isso todo mês, diz pesquisa

Entre as pessoas que usam o limite do cheque especial, 40% fazem isso todos os meses. É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), adiantada ao G1. Outros 30% dizem que usam a cada 2 ou 3 meses.

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada oferecida pelos bancos. O cliente acaba caindo nessa modalidade geralmente de forma automática, quando não tem saldo suficiente para cobrir os gastos de sua conta. O problema é que o cheque especial é conhecido por ter a taxa de juros mais alta entre as opções de crédito do mercado, de mais de 300% ao ano.

“É um erro incorporar o limite do cheque especial como parte da renda. Essa ilusão pode levar o consumidor a gastar mais do que o orçamento permite e ver sua dívida se transformar em uma bola de neve muito difícil de ser paga”, disse em nota o educador financeiro do SPC José Vignoli.

Segundo o levantamento, feito com mais de 800 pessoas, 20% dos consumidores dizem ter utilizado o limite do cheque especial nos últimos 12 meses. O percentual aumenta para 21% se considerados apenas os consumidores homens. Na divisão por faixa de renda, as pessoas de classe A e B também usam mais essa linha de crédito (26%, contra 18% das classes mais baixas).

A pesquisa revela ainda um dado sobre a forma como as pessoas caem no cheque especial. A maioria dos consumidores (68%) receberam o crédito do banco ou instituição financeira de forma deliberada, sendo que 35% caíram nessa linha sem ter solicitado. A parcela dos que pediram para o banco ou instituição é menor, de 24%.

Especialistas recomendam que a opção do cheque especial seja utilizada somente em último caso, pois a taxa de juros cobrada por essa modalidade de crédito é bastante elevada. Nesse cenário, imprevistos com doença e medicamentos foi a resposta mais citada pelos consumidores como motivo que os levaram ao cheque especial. Veja abaixo a lista completa:

Por que você caiu no cheque especial?

  • Imprevistos com doenças e medicamentos: 24,7%
  • Descontrole no pagamento das contas: 24,6%
  • Pagamento de contas perto de vencer: 23,3%
  • Imprevistos com manutenção de carro/moto: 18,1%
  • Pagamento de dívidas atrasadas: 17,3%
  • Imprevistos no conserto de imóveis: 15,6%
  • Compra de algo que queria: 13,9%
  • Compra de mantimentos para a casa: 10,6%
  • Uso sem perceber por não entender o extrato: 8,9%
  • Para ter desconto em alguma compra à vista: 6,7%

Outro dado revelado pela pesquisa é que a maior parte (52,9%) das pessoas que usaram o cheque especial nos últimos 12 meses não tentaram buscar outra alternativa antes de cair nessa linha de crédito. Outras 33% dizem que tentaram, mas não conseguiram.

Fonte: G1

Os comentários estão encerrados.