30% dos trabalhadores dizem temer ser substituídos pela tecnologia

ORÇAMENTO DOS BANCOS COM TECNOLOGIA PODE CHEGAR A R$ 35,5 BILHÕES EM 2022
26 de maio de 2022
Audiência pública da Câmara dos Deputados repercute demissões no Basa
26 de maio de 2022

30% dos trabalhadores dizem temer ser substituídos pela tecnologia

Três em cada dez trabalhadores – no Brasil e no mundo – dizem temer ser substituídos pela tecnologia nos próximos três anos. Em 2019, 50% dos trabalhadores tinham esse tipo de temor. O resultado aparece em um novo estudo global da PwC, com participação do Brasil, sobre expectativas e receios de trabalhadores, envolvendo automação, troca de emprego e salário. A apresentação da pesquisa, antecipada ao Valor, será feita hoje no Fórum Econômico Mundial em Davos. Foram ouvidas 52 mil pessoas em 44 territórios.

O levantamento também indicou que 35% dos trabalhadores no Brasil e 39% no mundo dizem estar preocupados em não receber do empregador treinamento suficiente em competências digitais e tecnológicas.

Para a diretora da PwC Brasil Camila Cinquetti o impacto desse tema na produtividade e na intenção das pessoas em se manter na empresa é relevante. “A pesquisa nos traz uma reflexão importante sobre a perspectiva dos talentos em escolher a empresa onde trabalham”, afirma. “Elas buscam alinhamento com seu propósito e valorizam questões específicas que são importantes para seu engajamento. Investir no upskilling importa.”

Fonte: Valor investe

Os comentários estão encerrados.