Veja as regras e como conseguir os principais benefícios oferecidos pelo INSS

Nova ofensiva de bancos rivais da Caixa reduz juros do crédito imobiliário
14 de maio de 2018
Igualdade salarial aumentaria PIB em 3,3%, diz Banco Mundial
15 de maio de 2018

Veja as regras e como conseguir os principais benefícios oferecidos pelo INSS

Com a função de garantir renda para trabalhadores (segurados) que perdem a capacidade de trabalhar momentaneamente ou de forma definitiva nos casos de doença, invalidez e morte, a Previdência Social cumpre um importante papel na seguridade social do país. Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é a linha de frente da concessão de direitos dos segurados da Previdência, dispõe de benefícios fundamentais em casos de maternidade e reclusão. Estes últimos muitas vezes provocam dúvidas e são pouco conhecidos por parte dos segurados que contribuem mensalmente para o INSS.

— A Previdência Social dispõe de uma série de benefícios que são de extrema importância para o trabalhador, pois muitos deles são disponibilizados em momento de fragilidade, como o caso do auxílio-doença, por exemplo. Dessa maneira, é muito importante que cada segurado do INSS saiba quais são os benefícios e como ter acesso a eles para que, em caso de necessidade de requerer algum, possa evitar ao máximo qualquer dor de cabeça — destaca o advogado especialista em Previdência Luiz Felipe Pereira Veríssimo, do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev).

Ainda mais importante do que conhecer os direitos, destacam especialistas, é saber que para ter acesso aos benefícios é necessário ser segurado da Previdência Social, ou seja, estar em dia com as contribuições mensais, que variam de acordo com a faixa salarial e o tipo de trabalho exercido, como no caso de trabalhadores que têm carteira assinada ou os profissionais autônomos e liberais.

O EXTRA preparou um material para deixar o segurado por dentro dos principais benefícios do INSS e indicar como ter acesso a eles sem se perder no vocabulário usad pela Previdência — muitas vezes desconhecido pelos trabalhadores. Agora você não vai errar na hora de pedir seu benefício! É só ficar atento às dicas abaixo.

 

Fonte – Extra / O Globo

Os comentários estão encerrados.