Por erro, Deutsche Bank realiza transferência de 28 bilhões de euros

Banco do Brasil começa a terceirizar agências inteiras
20 de abril de 2018
Liberar FGTS para trabalhador que pedir demissão teria impacto de R$ 25 bi
20 de abril de 2018

Por erro, Deutsche Bank realiza transferência de 28 bilhões de euros

O Deutsche Bank, o maior da Alemanha, realizou por erro, em uma operação financeira de rotina, uma transferência de 28 bilhões de euros (R$ 117,26 bilhões), segundo informações da Bloomberg. Toda essa quantia foi destinada a uma conta do próprio banco na câmara de compensação alemã Eurex, o principal mercado de derivados da Europa.

Ainda que o erro tenha sido rapidamente revertido e não tenha causado nenhum dano financeiro, é um lembrete gritante da vulnerabilidade até mesmo das empresas financeiras mais sofisticadas. Erros em transferências de menor quantia acontecem, mas de uma soma dessa magnitude, que ultrapassa o valor de mercado do próprio banco (24 bilhões de euros), este é o primeiro caso.

Segundo a Bloomberg, o episódio ocorre em um momento delicado para o Deutsche Bank, uma vez que o novo CEO, Christian Sewing, procura convencer os investidores de que o banco agora pode voltar ao crescimento. Seu antecessor, John Cryan, já havia inciado algumas melhorias na área de controles bancários e sistemas de operações financeiras, em função de problemas semelhantes que o banco havia tido no passado, mas que envolveram quantias muito menores.

É outro passo em falso para a instituição financeira após a sua terceira perda anual seguida e quando – em comum com outros credores – ele enfrenta uma maior fiscalização dos reguladores. Cryan, que foi CEO por três anos, disse em um discurso no início do ano que o banco estava se aproximando do fim da “fase 1” de sua reestruturação, que reforçou os controles internos e reduziu o número de sistemas operacionais no banco para 32.

O erro de transferência aconteceu em 16 de março, poucas semanas antes de Cryan ser substituído à frente do banco por  Sewing em 8 de abril.

Fonte – Época Negócios

 

Os comentários estão encerrados.