BC regulamenta recebimento de remessa do exterior direto em reais

Plano de saúde não pode ser cancelado no caso de aposentadoria por invalidez
21 de setembro de 2018
“Banco transforma placa do carro em conta digital para pagar gasolina e pedágio
21 de setembro de 2018

BC regulamenta recebimento de remessa do exterior direto em reais

O destinatório poderá receber o dinheiro em reais, depositado diretamente em sua conta corrente ou de poupança, sem a necessidade de realizar uma operação de câmbio.

O Banco Central (BC) regulamentou nova alternativa do envio de recursos do exterior para o Brasil. O destinatório poderá receber o dinheiro em reais, depositado diretamente em sua conta corrente ou de poupança, sem a necessidade de realizar uma operação de câmbio.

A nova possibilidade de remessa tem limite de até R$ 10 mil. A alteração entra em vigor em 1º de novembro. Com a medida, a pessoa saberá quando receberá o valor em reais. A nova regra foi regulamentada pela Circular 3.914 e faz parte da Agenda BC+.
“Hoje, quando os recursos enviados do exterior chegam em moeda estrangeira, o destinatário precisa convertê-los em reais. Dessa forma, quem recebe o dinheiro tem que negociar a taxa de câmbio com a instituição autorizada e arcar com todos os custos da operação. Além disso, até que seja feita a operação, não sabe exatamente o quanto receberá em reais”, explicou o Banco Central.
A nova sistemática é facultativa. Ou seja, é uma opção para as pessoas que recebem dinheiro de fora. “As instituições financeiras que quiserem operá-la adotarão políticas e procedimentos em seu relacionamento com a instituição remetente dos recursos do exterior, inclusive em relação à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, equivalentes àquelas atualmente exigidas pela regulamentação cambial no tocante às relações internacionais entre bancos correspondentes”, destacou a autoridade monetária em nota.
Fonte – Correio Braziliense

Os comentários estão encerrados.